..:: N O S S O S P R O J E T O S ::..www.arquitetamarci.com.br

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DICAS: O QUE É MEZANINO?

DICAS: O QUE É MEZANINO?

Consideramos Mezanino, um piso intermediário entre dois pavimentos, como se demonstrasse uma varanda interna, normalmente aplicados em comercios ou mesmos em residências. 

A origem da palavra deriva de MEZZANO, “meio”, do Latim MEDIANUS, “relativo ao meio”, de MEDIUS, “meio”, onde no caso "meio do pavimento".
É um tipo de plataforma, varanda, que permite o movimento de pessoas e/ou equipamentos em baixo ou em cima deste, é utilizado também em shows e eventos diversos. A estrutura do mezanino pode ser de acordo com o que o arquiteto sugerir: estrutura metálica, concreto armado, madeira, tudo dependerá do uso do mezanino, se depósito, se dormitório, ou mesmo uma sala de estar, importante sempre verificar limitações quanto ao de volume e peso utilizados. Importante pensar nos corrimões, guarda corpo, e mesmo na estrutura das lajes que poderá ser em treliça, ou stell deck como em lojas.
Em alguns locais o Mezanino surge de uma necessidade, pois pode-se aproveitar o espaço livre entre os dois pisos ou pavimentos, normalmente em lojas e galpões, que o utilizam para depósito ou escritórios. Mas atualmente utilizamos os Mezanino para dar uma amplitude, um certo charme á residência, e o espaço torna-se uma belíssima sala de tv, ou de brinquedos,  mesmo um dormitório ou hall da escada, não há limites para o projetar. Com o pé direito duplo pode-se perder um pouco de área util em se falando de metragem quadrada, mas não há nada mais charmoso  do que a estética de um mezanino, é belíssimo!!


Planta de um pavimento representando o Mezanino para dormitório
Mezanino em estrutura metálica

Pé- direito duplo, com mezanino

Mezanino em escritórios, muito usual

Aproveitando mezanino para um home office

DICAS: O QUE É ILUMINAÇÃO ZENITAL?









O que Iluminação Zenital?

Iluminação zenital é aquela iluminação que vem de cima, que vem do céu (zênite). Ela surgiu da necessidade de iluminar grandes espaços cobertos onde somente as janelas não eram suficientes. Normalmente um artifício utilizado para grandes áreas em que é necessário a iluminação, ou mesmo para um efeito iluminador .

A distribuição de luz em um lugar iluminado zenitalmente dependerá do elemento zenital usado no projeto. Alguns deles são:
- SHEDS: são como dentes, onde alternam faces de pouca iluminação e outras quase verticais envidraçadas) Usadas de maneira geral em galpões industriais, onde lateralmente  os caixilhos não são suficientes;

- LANTERNINS: abertura da parte superior do telhado, excelente para ventilação dentro de ambientes quentes e de pé-direito alto, mito utilizados em Lofts e mesmo em Galpões industriais ou comerciais.


- CLARABÓIA: Como se fosse uma janela no forro ou teto,bonita, mas necessita muita manutenção porque é muito horizontal. Pode aumentar a temperatura.


- CÚPULA (domo): é uma abóboda. Dá a sensação de que a estrutura é maior do que a realidade. Muito utilizada em banheiros ou lavabos, onde não foi possível localizar as janelas nas paredes.


- ÁTRIO: O termo átrio surgiu para designar o pátio central das casas gregas e romanas. É o espaço central aberto ou com cobertura translúcida. Geralmente fica na parte mais reservada das casas, porem abertas em seu topo.
De qualquer maneira, resolvendo problemas em fabricas e edifícios, ou simplesmente usadas em projetos residenciais como um recurso de iluminação em ambientes centrais e sem janelas, a iluminação zenital chama a atenção pelo agradável clima que cria em ambientes internos. Atualmente é muito utilizado em grandes pateos de shoppings, malls, e mesmo em espaço fechados de lazer, nada como a Iluminação Natural para favorecer a arquitetura.