..:: N O S S O S P R O J E T O S ::..www.arquitetamarci.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TEMPO DE FESTA <> DICAS DE ESPAÇOS DECORADOS NATALINOS



Em tempos de Festa para celebrar um dos momentos mais lindos da história da humanidade, o nascimento de Cristo..., o Natal, tempo de magia , tempo de paz, festa em que todos só desejam o "bem"...na verdade o ano todo deveria ter este espírito,e não apenas um unico dia para que possamos nos desejar paz e alegrias...
Celebrar o Natal sempre nos remete a lembrar da infância, dos presentes que ganhávamos, de poder dormir tarde, de coisas gostosas na mesa, a arvore grande ou pequena mas sempre enfeitada, luzes...família reunida...e sempre o presépio montado...Natal é lindo, é magico.
Coloquei aqui alguns ambientes maravilhosos com decorações de Natal , para gente se inspirar  nas nossa casa para o Natal..mesmo que não vá passar a noite de Natal em casa,  o mês de dezembro é especial e quem comemora o Natal tem que deixar as luzes,  a arvores, os enfeites , tudo lindo e com muito papai noel espalhado pela casa.
Um maravilhoso Natal...e meu desejo é que o espírito de natalino esteje presente dentro de nós nos 365 dias restantes do ano!!! HAPPY XMAS


As fotos são maravilhosas...sigam as dicas que puderem!!!


Corrimão em grande estilo, detalhe para os degraus, charme, mas com crianças...cuidado...
Para quem é detalhista, até o vaso fica decorado com a cara do papai noel...ho ho ho<<<

Olhem o detalhe do design da árvore na parede, inovador...
Para quem gosta de muitos enfeites, xícaras, lustres, bordados, velas...
Design total na arvore, simples e muito criativa...

Iluminação total , design...linda
Detalhe arvore branca e dourada



Charme para as cadeiras
Que lindo!!
Chiquérrimoss...

FELIZ NATAL . HAPPY XMAS . FELIZ NAVIDAD .  JOYEUX NOEL . BUON NATALE . FROHE WEIHNACHT . Glaedelig Jul



domingo, 13 de novembro de 2011

ILHAS MALDIVAS: Arquitetura e Meio ambiente de tirar o fôlego...

ILHAS MALDIVAS (MALDIVES ISLAND): Muitas são as grandes maravilhas existentes no mundo, quando falamos de natureza e meio ambiente, há uma infinidade de praias lindas e maravilhosas no nosso país, mas um local não pode deixar de ser falado quando o assunto é mar azul..minhas escolhidas:.Ilhas Maldivas, conjunto de 1196 ilhas, que formam o pequeno país localizado no Oceano Índico,a capital é Malé, onde vivem cerca de 100mil pessoas. Das 1196 ilhas, apenas 200 são habitadas. e para onde se olha  só existe mar azul,...os poucos hotéis, são resorts, e todos luxuosos, chamados bangalôs...um verdadeiro paraíso na terra.

Essa paisagem é clássica quando falamos das Ilhas Maldivas, trecho da ilha de Landaa Giraavaru: Oceano Indico dos dois lados..

Vista geral do W Retreat Resort
Cerca de 200 ilhas são inabitadas e 87 de pertencem a Resorts. O clima nas Maldivas é sempre quente e úmido, faz sol o ano todo. É possível encontrar por lá uma enorme quantidade de vida marinha e um mar de águas quentinhas que chegam a atingir 30ºC.

Resort em Landaa Giravaaru
Os turistas podem se concentrar em Malé para curtir o melhor das Maldivas. Os três atóis próximos à capital, Norte Atol de Malé, Sul Malé Atol e Atol de Ari, oferecem as maiores atrações do país. 

Não é montagem , a cor da areia é totalmente branca...
W Retreat Resort...Os spas ficam sobre o mar..maravilhoso
Vista geral do Anantara Resort


Four seasons resort: Os bangalôs, como são chamados os dormitórios dos resorts..luxo total


Acesso aos bangalôs..


Esse é o Ithaa restaurante...imagine jantar sob o mar...


CORRENDO RISCO:... Com toda essa maravilha natural, As 1196 ilhas têm altitude máxima de um metro e vinte aproximadamente e, em todo o arquipélago, nenhum pedaço de terra tem mais de dois metros e meio. Quando os oceanos subirem por causa do aquecimento global, as Maldivas correm o risco de ser o primeiro país a afundar. Nos próximos cem anos, devido ao aquecimento global esse fato poderá ocorrer, infelizmente um local paradisíaco ameaçado.

iILHAS MALDIVAS:...LOCAIS NA TERRA DE SE TIRAR O FOLEGO:...

os interiores apenas complementam os lugares... que naturalmente são perfeitos...
Decks circulares...



O azul da piscina com borda infinita...se confunde com o oceano índico...

Detalhe da planta de um dos bangalôs, dormitório, spa, tudo sob medida.
Huvafen Fushi Dhoni, resort estrelado decorado pelo também estrelado Philip Starck 


CAPITAL:  MALÉ


NOVO PROJETO: IMPACTANTE OU NÃO?!
NOVO PROJETO: Até 2013 deve ser iniciada a construção de uma ponte flutuante nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. A construção deve ligar a ilha Gulhi Falhu à ilha de Vilingili. A ponte, já aprovada pelo governo, terá 330 m de extensão e será sustentada por plataformas de aço circulares de 4 m de diâmetro e ocas, semelhantes a "patas", para flutuar. De acordo com o  escritório holandês de engenharia e arquitetura Royalhaskoning, "a inspiração veio de um pequeno inseto que tem um corpo leve e pequeno e consegue flutuar com suas quatro patas grandes e que se mantêm suspensas com a tensão superficial da água".
iMPLANTAÇÃO DA NOVA PONTE

VISTA DO PLANO GERAL

DETALHE DA PONTE QUE FLUTUARÁ SOB PLATAFORMAS OCAS, 330 M DE EXTENSÃO

As plataformas de aço serão preenchidas com gás para evitar sua corrosão. Mas, segundo os arquitetso, ainda está sendo estudada a possibilidade da utilização de um outro material em substituição ao aço.
 
A ponte em estrutura metálica terá uma via em sentido único e uma via para pedestres e bicicletas. Será formada por seções de 20 m de extensão com duas plataformas cada, somando 16 pares ao todo. Para se manter na posição, cada plataforma será presa por dois cabos fixados ao fundo do mar, que em alguns pontos pode chegar a até 66 m de profundidade. "Um design convencional implicaria em fundações gigantescas no fundo do mar, que não são só caras e complexas, mas teriam um grande impacto negativo em qualquer forma de vida existente naquele espaço". As  ilhas deslumbrantes, rodeadas por uma quantidade imensa de água., natural que utilizemos essa água de algum modo como um suporte estrutural para a ponte"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SOMOS 7 BILHÕES!

Hoje dia 31 de outubro, segunda-feira, somamos 7 (sete!) bilhões de seres humanos dividindo espaço, recursos e alimentos neste planeta. Não é mera previsão, é fato. Está, inclusive, no Relatório sobre a situação da população mundial 2011 –  minucioso estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado esta semana.

Vamos ter que exercitar ainda mais aquela premissa de que é preciso respeitar para ser respeitado. Isso vale para tudo: o vizinho, o filho, o motorista do lado, o meio ambiente. Porque senão, vai ficar difícil conviver diante dos “desafios da nova era" . é importante que as pessoas estão peçam mudanças.
Os oito capítulos desse estudo sobre o RELATORIO MUNDIAL incluem temas como a juventude, que já soma mais de 2 bilhões de pessoas, o envelhecimento de uma parcela cada vez maior da população mundial e as altas taxas de fertilidade. Aborda também questões como segurançapobreza,migraçõesurbanização e o crescimento das cidades, que envolvem mais nossa área...além de como compartilhar com essa multidão os recursos do planeta, cada vez mais explorados e escassos.
Merece ser lido – nem que seja apenas os primeiros parágrafos de todos os seus capítulos – para ter uma visão geral do porque é preciso praticar a sustentabilidade, mudar hábitos, racionalizar a forma como vivemos. Já no prefácio da publicação, é sugerido“Ao invés de indagar questões como ‘Somos uma população grande demais?’ deveríamos perguntar: ‘O que posso fazer para melhorar o mundo em que vivemos?’ ou ‘Como podemos transformar nossas cidades em constante crescimento em forças a  favor da sustentabilidade?’” Fico pensando daqui a 10 anos, com esses bilhões de pessoas...o mundo estará pior? devemos ser otimistas,mas...está difícil...meu medo é q o ser humano, adaptável como é, consiga viver em condições cada vez piores (como em alguns países ou mesmo Brasil).... afinal a raça humana se adapta e sobrevive a tudo. Racionalizar e praticar a sustentabilidade é questão de honra para essa nova geração que está chegando...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CLINICA OFTALMOLOGICA

Um dos grandes desafios em se trabalhar com projetos voltados á saude, é a compatibilização entre seus varios setores que são conjugados e ao mesmo tempo devem manter-se distantes, complexo?!sim. O local deve incluir resumidamente: área de atendimento+ área de trabalho +  e funcionalidade em tudo. Neste projeto, para atender á uma Clinica Oftamologica com consultórios e salas cirurgicas, propusemos estabelecer clareza entre os ambientes, utilizando a circulação como uma ferramenta a nosso favor, pois intermediaria todos estes setores básicos: o atendimento, os consultórios com áreas de ventilação, jardim de inverno e outra recepção que acessa o setor cirurgico. A vigilância sanitária é bem rígida nestes setores, as normas devem ser seguidas com exatidão, em se falando do projeto arquitetônico e da execução propriamente dita, pois envolve normativas para revestimentos, disposição de lay out mobiliário, além das dimensões mínimas dos diversos subsetores como depositos, sanitários, centro esterilização , etc, que devem ser seguidos milimetricamente.
Os detalhes são acompanhados deste o inicio do projeto e sair para a execução com tudo definido, pois em projetos voltados a saude podem existir muitos contratempos como em diversos projetos, envolvendo ventilação, ar condicionado que não atende a dimensão, piso que não é antiderrapante, tipos de tintas e textura laváveis ou não, e por aí...detalhes que não acabam mais.... Mas são importantes demais pois trabalharão diretamente com a saúde das pessoas. A especificação detalhada no memorial é o grande detalhe que faz com que tudo seje agilizado durante a execução. Projetos são desafios, um prazer imenso em vê-los executados!!!
Clinica: durante a obra


Finalizando...

 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meio Ambiente: Calor pode acelerar extinção

Espécies já chegaram a seus limites

Animais e plantas podem não se desenvolver para sobreviver à ameaça da mudança do clima, diz um novo estudo da Universidade da Califórnia-Davis. Uma equipe estudou um pequeno animal marinho durante múltiplas gerações para ver se ele podia se adaptar ao aumento de temperaturas. E descobriu que o crustáceo copépode Tigriopus californicus, que é encontrado na costa oeste americana desde o Alasca até Baja California, mostrou pouca capacidade de desenvolver tolerância ao calor. 

"Esta é uma questão que muitos cientistas vêm fazendo", diz Eric Sanford, co-autor do estudo. "Organismos têm a capacidade de se adaptar à mudança do clima em uma escala de décadas?" A pesquisa, publicada no  Proceedings of the Royal Society B, sugere que muitos organismos já chegaram a seus limites ambientais. O minúsculo animal foi coletado de oito locais. Com vida curta, foram colocados em laboratário, observados por dez gerações e sujeitos ao estresse do calor. Depois de examiná-los, os cientistas dizem que muitos animais já estão em seu limite ambiental e que a selação natural não necessariamente os resgatarão. 

No começo, os copépode de locais diferentes mostraram pouca variabilidade na tolerância ao calor. Mas dentro destas populações, os pesquisadores aumentaram apenas meio grau centígrado durante as gerações observadas. Na maior parte dos grupos, a tolerância ao calor chegou ao limite muito antes deste ponto. Embora os copépodes sejam espalhados geograficamente, suas populações são muito isoladas, confinadas a um único afloramente rochoso, de onde as ondas os carregam entre poças, informa o Dayli Mail
 
"Afirma-se que espécies disseminadas têm muita capacidade genética para funcionar, mas este estudo mostra que isto pode não ser assim", afirma o co-autor Rick Grosberg. Muitas outras espécies de animais, pássaros e plantas passam pelo estresse da mudança do clima, e seus habitats também foram fragmentados pela atividade humana, acrescentou."O ponto crítico é que muitos organismos já se encontram em seus limites", diz ele, no estudo financiado pela Fundação Nacional da Ciência do EUA.
 


 

terça-feira, 5 de abril de 2011

FEICON 2011 - CONSTRUÇÕES RÁPIDAS

Aconteceu em março mais uma edição da FEICON, o Salão Internacional da Construção 2011 no Anhembi, muitas foram as novidades este ano. Uma das coisas que me chamaram a atenção neste salão, foram as várias empresas voltadas á sustentabilidade, coisas que em edições anteriores quase não víamos; Meio ambiente deixou de ser modismo para virar prioridade, mesmo que tenha o marketing embutido.
Lançamentos e mesmo equipamentos que ja estavam no mercado, mas que principalmente possuem em seu segmento questões voltadas a gestão de resíduos, tratamento de esgoto, reuso de água, aquecedores solar, escoras metálicas. Há também os voltados ás questões estéticas, como arquitetura e design, e principalmente construtivos.

INTERESSANTES:   CASA EM STELL FRAMING: RAPIDÍSSIMA NA EXECUÇÃO
CONSTRUÇÃO A SECO


A PAREDE COMO UM SANDUÍCHE, É FORMADA POR VÁRIAS CAMADAS, SISTEMA DE CONSTRUÇÃO A SECO


AS PAREDES EM OSB E REVESTIMENTO EM WOOD FRAME

STELL FRAMING: CASA PRONTA EM 8 SEMANAS

CASA EM BLOCOS CERÂMICOS: PRONTA EM 5 DIAS





CASA ABMACO: Com paredes formadas por painéis sanduíche de compósitos (plástico reforçado com fibras de vidro-PRFV), poliestireno (EPS) com células fechadas e poliuretano (PU), a casa apresentada na Feicon custa R$ 26 mil e fica pronta em três dias. Segundo o fabricante me informou: "Além de maior resistência ao fogo e ao impacto, configurações como essa melhoram a sensação de conforto térmico e acústico dos moradores"